A divisão norte-americana da Avon, uma das mais problemáticas do grupo, foi vendida para a Cerberus Capital Management LP, empresa de investimentos privados com sede em Nova York. Além de 80,1% da subsidiária, a Cerberus também adquiriu parte da matriz Avon Products.
O acordo deve ser finalizado no primeiro semestre de 2016. Em comunicado, a empresa de cosméticos afirma que a parceria estratégica firmada com a companhia de investimentos tem dois componentes principais.
A Cerberus comprou 16,6% da companhia Avon Products por um valor de 435 milhões de dólares. Esse total será pago em ações, precificadas em 5 dólares, valor 46% superior à média de 30 dias.
Em segundo lugar, a divisão norte-americana da Avon será dividida e passará a ser controlada pela Cerberus. Ela irá pagar 170 milhões de dólares por 80,1% da empresa.
O objetivo, segundo a Avon, é “conduzir a um foco maior nos mercados internacionais da Avon, revitalizar o negócio norte-americano e entregar valor de longo prazo a seus acionistas”.
“Também acreditamos que a parceria irá acelerar crescimento dos lucros no portfólio restante da Avon, que representou aproximadamente 86% das vendas nos nove primeiros meses do ano, até setembro”, disse Sheri McCoy, presidente da Avon.
Segundo o acordo, a divisão norte-americana irá assumir cerca de 230 milhões de dívidas de longo prazo da Avon, que serão pagas parcialmente por uma contribuição de 100 milhões de dólares vinda da própria Avon.
O segmento, que atua nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, tem cerca de 400.000 consultoras de vendas. Segundo a companhia, a Cerberus irá reforçar esse time.
No terceiro trimestre deste ano, a fabricante de cosméticos teve prejuízo líquido de 697 milhões de dólares.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM