Os shopping centers esperam aumento de 6% nas vendas de Natal, segundo pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O porcentual é em relação ao faturamento dos empreendimentos durante o mês de dezembro.

Neste ano, os shoppings esperam alta de até 4% no fluxo de pessoas. Por conta disso, o segmento de alimentação deve sentir impacto positivo nas vendas, bem como deve aumentar a demanda por entretenimento, como os cinemas.

“A gastronomia e o lazer são propulsores de movimento e de consumo no mall. Cada vez mais, os shoppings serão vistos como espaços de convivência, tendência forte do setor para os próximos anos”, disse em nota Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Os segmentos de joalheria, perfumaria, artigos de beleza e telefonia devem ser os mais procurados por quem busca um presente de Natal. “Esperamos que o setor de eletrônicos demonstre bom desempenho nas vendas, já que produtos como computadores, smarthphones, tablets e roteadores perderão a isenção do imposto. A categoria de vestuário também deverá apresentar boa recuperação”, disse Humai.

Com o aumento esperado de vendas, a Abrasce estima que cerca de 200 mil novas vagas sejam criadas somente neste final de ano. As oportunidades incluem atividades de estoquistas, vendedores, segurança e limpeza.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM