As dez maiores varejistas do comércio eletrônico do País concentram 70% das compras realizadas pela internet. É o que revela estudo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), que listou as maiores lojas on-line do País.

Somente as dias maiores companhias, B2W e Cnova, concetram 41,7% das compras. As cinco maiores abocanham 58,5% do mercado. As dez maiores empresas de comércio eletrônico representam 15,4% do faturamento total do varejo geral.

“Apesar de um percentual ainda considerado baixo em relação a outros países, como os Estados Unidos, onde o e-commerce já representa 7,4% do varejo total, há mais de uma década o e-commerce ganha participação no varejo como um todo, se tornando, assim, um caminho natural dos novos investimentos das empresas do setor”, disse, em nota, Eduardo Terra, presidente da SBVC e idealizador do levantamento.

O estudo elencou as 50 maiores varejistas online do Brasil e mostrou que 14 das 50 empresas listadas operam apenas com vendas on-line, representando 66,8% do faturamento das que operam apenas e-commerce e 57% do total das 50.

Segundo o estudo, o comércio eletrônico brasileiro das empresas multicanais, que operam varejo tradicional e e-commerce representa, em média, 12% do faturamento total das vendas realizadas pela internet.

O estudo aponta também que 40 das 50 empresas são consideradas operadoras especializadas, ou seja, têm foco em alguma categoria e quatro das 50 operam marketplaces, além de multicategorias. De acordo com a SBVC, dez empresas das que fazem parte da pesquisa são de controle estrangeiro e somente seis das 50 da amostra têm faturamento acima de R$ 1 bilhão.

Veja as dez maiores varejistas online do País, segundo a SBVC.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM