As vendas de Natal do comércio varejista no Estado de São Paulo deverão ter queda de 7,2% em comparação ao mesmo período de 2014, o que representa o valor de R$ 53 bilhões. A estimativa foi divulgada pela FecomercioSP.

Os únicos segmentos que terão aumento em vendas são supermercados (4,9%) e farmácias e perfumarias (1,8%). As projeções levam em conta queda na renda, aumento do desemprego e inflação persistente.

Se o resultado for confirmado, São Paulo terá o pior Natal das últimas duas décadas, segundo Victor Augusto Meira França, assessor econômico da FecomercioSP.

Para ele, o Natal fraco pode motivar o varejo a fazer novas demissões no início de 2016. “A perspectiva é de um ajuste forte a partir de janeiro”.

A entidade também analisou o comportamento do consumidor no período de compras de fim de ano. “Os consumidores vão procurar se endividar pouco e fazer compras pequenas”, afirma Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da FecomercioSP.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM