Saiba como o “job rotation” pode melhorar o funcionamento da sua empresa
Diante do bombardeio diário de informações e o advento de novas tecnologias e mídias, o mercado de trabalho requer profissionais mais informados e atualizados sobre a área que atuam. Aprofundar o conhecimento em atividades de diferentes departamentos da empresa pode ser um grande diferencial. Na prática, isso é chamado de rodízio de funções, ou job rotation, um sistema em que o funcionário exerce diferentes cargos.
Para o coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ricardo Pastore, o rodízio de funções é recomendável e muito produtivo para o varejo. No ano de 1995, ele participou de uma ação inovadora, que transformou a Saraiva Megastore – rede varejista que atua em diversos segmentos como livros, eletrônicos, filmes, músicas, informática e viagens.
Como colocar a ideia em prática? A sugestão de Pastore é que os funcionários mais experientes sejam eleitos líderes da equipe, mas não como um cargo hierárquico. “Neste caso, o líder é quem socorre os colegas que mudaram de departamento e, eventualmente, precisam tirar dúvidas ou pedir orientações”, explica.
Por: Revista Móbile – 04.07.2011