O movimento de vendas na cidade de São Paulo registrou uma queda média de 15,15% na primeira quinzena de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Balanço de Vendas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). O período teve recuos de 13% e 17,3% nas vendas a prazo e à vista, respectivamente.

Para a associação, os resultados podem ser explicados pelo enfraquecimento dos fatores macroeconômicos nos últimos doze meses. O cenário, portanto, encareceu o crédito e diminuiu o poder de compra do consumidor brasileiro.

“Apesar da forte retração nesses quinze primeiros dias, esses números não podem ser projetados para o restante do mês, uma vez que o consumidor começa a receber nos próximos dias a primeira parcela do 13º salário. Com as promoções de fim de ano, é esperado que ele gaste mais”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP.

Em relação ao mês de outubro, o volume de vendas do comércio varejista também teve queda. Os percentuais foram de 10,7% nas comercializações a prazo e 16,6% nas vendas à vista. Na média, a retração foi de 13,65%.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM