Em 2015, a Black Friday se consolida como uma data importante no calendário do varejo brasileiro e pode significar a oportunidade de alavancar vendas em um ano em que os consumidores têm se mostrado pouco dispostos a comprar. Um levantamento realizado em outubro pela ClearSale, por exemplo, indica que a ação promocional, que acontece no próximo dia 27, deverá corresponder a 21% das vendas do período de Natal, acima dos 19% de 2014 e dos 16% de 2013.
“Não é de hoje que os consumidores antecipam as compras, mas com o cenário instável, a tendência é aproveitar ainda mais as ofertas da Black Friday”, avalia Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale. Quando analisado o período que vai da quinta-feira pré-Black Friday até a segunda-feira seguinte (Cyber Monday), as vendas passam a representar 44% do total do período natalino, contra 42,9% no ano passado.
Esse comportamento é corroborado por um outro estudo, apresentado na manhã desta terça-feira pela Braspag durante evento em São Paulo, que mostra que a Black Friday impulsiona as vendas do varejo durante todo o último final de semana de novembro. “Neste ano, as vendas na sexta-feira deverão ficar 258% acima de uma sexta-feira normal; No sábado, a alta ficará em torno de 200%, enquanto no domingo será 58% maior e mesmo na segunda-feira, que é tradicionalmente o dia mais forte do e-commerce, as vendas pós-Black Friday continuarão fortes, cerca de 22% acima do ano passado”, analisa Gastão Mattos, CEO da Braspag. “Há uma grande demanda reprimida que a Black Friday ajudará a liberar”, afirma.
Para o economista André Roncaglia, a volatilidade do dólar também contribuirá para bons números na Black Friday, uma vez que o encarecimento dos produtos importados é parcialmente compensada pelos descontos do período. “Com a inflação alta e a renda média do brasileiro caindo, aliar descontos ou promoções para itens desejados pode impactar positivamente no bolso do brasileiro”, comenta.
Para Claudia Sciama, diretora de varejo do Google Brasil, a Black Friday é uma grande porta de entrada para novos consumidores on-line. “No ano passado, 18% das pessoas que compraram durante esse período estavam fazendo sua primeira compra pela internet. Além disso, 80% das pessoas que compraram na Black Friday do ano passado pretendem retornar em 2015, mostrando que a data já se tornou muito importante para o varejo“.
No mês passado, o Google e o Ibope realizaram uma pesquisa de intenção de compras que mostra que os consumidores podem aproveitar a Black Friday para comprar produtos que gostariam de comprar há tempos. “Essa deve ser a Black Friday do smartphone, tanto para a reposição de equipamentos quanto para novos consumidores”, afirma Claudia. Segundo ela, os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 1000 em produtos no próximo dia 27, quase o dobro dos R$ 522 do ano passado. “Se realmente gastarão esse valor é algo que só saberemos no fim do mês, mas o fato é que esta Black Friday está sendo percebida pelos consumidores como a oportunidade de comprar um pouco em um ano tão difícil”, completa a executiva.
(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM