Os gigantes do comércio eletrônico Amazon, e-Bay e Alibaba representam 64% dos gastos dos brasileiros em sites internacionais, segundo pesquisa do PayPal feita com a Ipsos e divulgada hoje (17).
O estudo mostrou que nos últimos doze meses 67% dos internautas brasileiros fizeram compras pela internet. Desse total, 49% compram em sites internacionais. No estudo de 2014, 70% efetuaram compras no ano anterior pela internet, sendo que 50% fizeram compras em sites internacionais.
Segundo Renato Pelissaro, diretor de marketing do PayPal, embora tenha caído a proporção de brasileiros que compram pela internet, quem ficou comprando, está comprando mais. O executivo analisa dois movimentos para esse cenário: uma migração cada vez maior de quem pesquisa itens de maior valor agregado no mundo físico para o online; e a frequência maior de compras de menor ticket médio.
“Esses dois movimentos fazem o volume aumentar, apesar do percentual de quem compra na internet em sites domésticos e sites internacionais ter caído”, afirma.
Olhando para fora, os gastos estão concentrados na China , e, por consequência nos sites do empresário Jack Ma – Alibaba, AliExpress e TaBao. Ao todo, 33% do dinheiro gasto pelos brasileiros em sites internacionais vai para o Alibaba. A previsão, segundo a pesquisa, é que os brasileiros gastem mais de R$ 3,3 bilhões somente na China.
A Amazon recebe 16% do total dos gastos dos brasileiros, segundo o estudo. A empresa de Jeff Bazos é seguida pelo e-Bay, que concentra 15% do dinheiro dos brasileiros gasto em sites internacionais.
(Por NoVarejo – Escrito por Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM