A Alpargatas anunciou nesta terça-feira acordo de venda das marcas de calçados esportivos Rainha e Topper no Brasil a um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard por 48,7 milhões de reais.

A operação não inclui ativos industriais vinculados às marcas.

O acordo também envolve a venda da marca Rainha no mundo e 20 por cento da Topper na Argentina e no mundo, com exceção de Estados Unidos e China, onde a marca será licenciada por 15 anos aos compradores.

As ações da Alpargatas subiam 2,8 por cento às 13h14. Os papéis não fazem parte do Ibovespa, que subia 3 por cento no mesmo horário.

O pagamento pela compra no Brasil será feito em duas parcelas, com a primeira na data de fechamento da operação e a segunda 90 dias depois.

A Alpargatas também ainda que a venda da fatia na Argentina inclui os ativos industriais. Neste caso, o valor acertado com os investidores equivale a 6,5 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Topper no país neste ano, ajudado pela dívida líquida.

Wizard vendeu no final de 2013 seu grupo de escola de idiomas Multi pelo equivalente na época a 1,7 bilhão de reais. Em agosto de 2014, o empresário comprou a rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde.

O mercado de compra e venda de participação societária no Brasil deve ganhar força no final de 2015, incentivado pela relativa estabilização do câmbio após meses de forte declínio do real frente ao dólar além da expectativa de aumento da alíquota do Imposto de Renda sobre ganhos de capital em bens como ações.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM