A multinacional de cosméticos Coty comprou na segunda-feira (02/11) toda a divisão de cosméticos da brasileira Hypermarcas. A transação teve o valor de cerca de R$ 3,8 bilhões.
A compra abrange marcas como Risqué, Monange, Bozzano e Cenoura & Bronze da Hypermarcas. A divisão de cosméticos da empresa brasileira gerou receita de R$ 977,5 milhões em 2014.
As duas companhias juntarão um portfólio que incluirá marcas como OPI, líder mundial no setor de esmaltes, e diversos perfumes, entre eles Calvin Klein e Davidoff.
A aquisição ainda precisa passar por instâncias regulatórias e deve ser fechada até o final de março de 2016.
Com a venda, a Hypermarcas fica mais perto de um antigo objetivo de se tornar uma empresa exclusivamente farmacêutica, deixando de lado sua carteira de itens de bens de consumo para focar a produção de medicamentos. Hoje, a companhia já ocupa a posição de liderança no ranking de fabricantes de remédios no Brasil.
A transação não inclui os negócios de produtos descartáveis, composto por fraldas das marcas Pom Pom, Cremer Disney, Sapeka e Bigfral, assim como preservativos (Jontex, Olla e Lovetex), adoçantes (Zero-Cal, Finn e Adocyl) e dermocosméticos (Episol, Epidrat, Hydraporin, dentre outras).
Em comunicado, a Coty afirma que o centro de fabricação e distribuição da Hypermarcas em Goiás servirá para integrar seus negócios.
Em julho, a Coty fechou um acordo de US$ 12,5 bilhões para comprar a unidade de beleza da Procter & Gamble , com marcas como Clairol e Wella.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM