Mesmo no momento complicado da economia brasileira, o setor de farmácias continua navegando em bons ventos. Números divulgados pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostram que, nos oito primeiros meses deste ano, as vendas do setor tiveram uma expansão de 12,75% em relação ao mesmo período de 2014. Em agosto, o crescimento foi um pouco menor, de 10,9% na comparação anual.

Segundo o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, o bom desempenho do varejo farma neste ano decorre principalmente da gestão eficiente de estoques que vem sendo efetuada pelo setor. “As grandes redes estão ganhando espaço por não dependerem de fabricantes ou distribuidores para garantir a oferta permanente de medicamentos”, avalia. Outro fator relevante, para o executivo, é a expansão das redes para novas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.

As vendas de genéricos acumulam no ano uma expansão de 11,48% em relação aos primeiros oito meses de 2014, com 177 milhões de unidades e faturamento de R$ 2,71 bilhões. O grande destaque, porém, ficou com os não-medicamentos, que apresentaram uma expansão de 15,36% nas vendas entre janeiro e agosto, para R$ 7,78 bilhões. As vendas de medicamentos subiram 8,68%, para R$ 15,58 bilhões.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM