Cada vez mais consumidores estão dando preferência aos aplicativos na hora de usar o smartphone para comprar. Um levantamento sobre hábitos de m-commerce feito pela Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time aponta que 41% dos brasileiros realizaram pelo menos uma compra através de aplicativo nos últimos seis meses.

A pesquisa envolveu 1.247 entrevistas on-line com usuários de smartphones de todas as classes sociais em 445 cidades, revelou que o uso é maior entre pessoas com idades entre 18 e 45 anos, que respondem por 44% dos que fizeram compras.
“Entre as pessoas das classes A e B, o índice de compras foi maior: 49% das pessoas dessa fatia fizeram compras pelo celular nos últimos 6 meses, frente a 37% das pessoas das classes C, D e E”, observou em nota Christian Reed, CEO do Opinion Box. Ao todo, 43% dos homens e 39% das mulheres responderam afirmativamente, sendo que a maioria dos participantes era do sexo feminino (54%) e detrimento ao masculino (46%).

Quanto à categoria de produtos, os eletroeletrônicos estão no topo da lista e foram adquiridos por 30% das pessoas. Sendo que 41% dos homens e 20% das mulheres mencionaram ter adquirido esses produtos. Os acessórios de moda aparecem na segunda posição do ranking, com 29% das compras realizadas. Neste quesito, destaque para as mulheres, com 42% das compras realizadas, sendo a maioria jovens, e 16% homens. As categorias que vem a seguir são:

– Roupas (26%)
– Comida (25%)
– Livros (25%)
– Eletrodomésticos (19%)
– Artigos esportivos (16%)
– Cosméticos e higiene pessoal (13%)
– CDs ou DVDs (13%)
– Utensílios domésticos (13%).

Os participantes também indicaram os aplicativos que mais costumam usar para realizar as compras pelos smartphones. Os nomes mais mencionados pelos brasileiros foram:

– Mercado Livre (27,4%)
– AliExpress (19,7%)
– OLX (13,5%)
– Americanas.com (11,4%)
– iFood (10,9%).
– Submarino, Dafiti, Extra, Peixe Urbano, Casas Bahia e Wish (5-10%)
– Privalia, Netshoes, Buscapé, Ponto Frio, Saraiva, Groupon, Amazon, Ebay e Magazine Luiza (3-5%)

(Por NoVarejo – Escrito por  Danilo Barba) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM