A MasterCard, uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, começou a testar “selfies” e impressões digitais para transações on-line em países europeus e nos Estados Unidos.

Presente em mais de 210 países, a companhia deu início ao programa de testes em agosto, começando pelos Países Baixos. Ainda em setembro, eles prosseguirão com os funcionários da cooperativa de crédito federal First Tech Federal Credit Union, nos Estados Unidos. Os portadores de cartões International Card Services (ICS) B.V. e ABN AMRO deverão testar a tecnologia até o final de novembro.

De acordo com a multinacional, o uso de autenticação biométrica – ou seja, o uso de características faciais e impressões digitais – para verificar a identidade do consumidor ajudam a realizar pagamentos não só de forma mais fácil e rápida, mas também mais segura e protegida.

“Senhas são um empecilho”, afirma Ajay Bhalla, presidente da divisão de Safety and Security da MasterCard. “Elas são extremamente fáceis de esquecer, desperdiçam nosso tempo e não são realmente seguras”. Em vez de lembrá-las, a empresa pretende dar em breve aos consumidores a opção de piscar para a câmera do celular ou usar as impressões digitais para validar suas compras.

(Por NoVarejo – Escrito por  Danilo Barba) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM