O Grupo Pão de Açúcar e a colombiana Éxito iniciam processo de identificação de sinergias de negócios. Em comunicado, o GPA disse a pouco que a Accenture será a responsável por acompanhar e determinar o potencial das sinergias e construir um plano de ação – a empresa já atuou no processo de sinergia das marcas Casas Bahia e Pontofrio.
O Grupo Éxito é controlado por Casino, também controlador do GPA. Há quase três meses, o Casino decidiu compartilhar com o Éxito o controle direto da empresa brasileira e permitiu que a colombiana comprasse 50% das ações ordinárias do GPA – na prática, isso representa quase 20% do capital do GPA.
A ideia é reorganizar a estrutura da empresa francesa na América Latina. Agora, GPA e Éxito buscam encontrar pontos de negócios para que possam desenvolver juntos e crescer.
Segundo comunicado, foi identificada uma série de sinergias entre os dois negócios que deve gerar em torno de US$ 160 milhões ao longo dos próximos quatro anos. Desse total, 55% deve ser convertido em ganhos para o GPA.
Entre os pontos em que as empresas podem atuar juntas estão o desenvolvimento de um modelo têxtil, conhecimento de comércio eletrônico da Cnova, desenvolvimento de negócio de Cash and Carry, de plataforma de compras, de categoria de produtos de marca príoria.
(Por NoVarejo – Escrito por Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM