O volume de vendas voltadas para o próximo Dia das Crianças deve ter seu pior resultado em 12 anos, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A expectativa é que as vendas tenham queda real de 2,8% este ano, na comparação com 2014.
Ao todo, a data – que é a quarta mais importante do calendário do varejo brasileiro – deve movimentar R$ 4,3 bilhões este ano.
De acordo com a CNC, a manutenção do ritmo de consumo visto nos últimos anos é prejudicada pela contração do mercado de trabalho e principalmente pelo encarecimento do crédito.
“Cálculos da CNC baseados em dados do Banco Central relativos às condições de crédito revelam que as prestações decorrentes dos empréstimos e financiamentos contraídos pelos consumidores estão, em média, 7,7% mais caras que há um ano”, diz a entidade em nota.
Na divisão por segmentos, o de artigos de uso pessoal e doméstico deverá ser o único a apurar alta nas vendas (+4,6%). Principal responsável pela venda de brinquedos e eletroeletrônicos, esse ramo deverá responder por 37,5% do faturamento do varejo com a data em 2015.
A previsão da entidade é que os outros ramos influenciados pela data, como hipermercados (-2,8%), vestuário (-3,2%) e livrarias (-12,3%), registrem recuos em relação ao ano passado.
(Por G1) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM