Embora esteja com o orçamento apertado, a maioria dos brasileiros não está disposta a mudar de marcas. E isso é ainda mais perceptível em categorias que considera importante, como aponta pesquisa da empresa Sonne, em parceria com a Vertude. Foram ouvidas 1,8 mil pessoas em todo o País.

Segundo o levantamento, 58% afirmam que não querem trocar a marca de iogurte. Em biscoitos, o percentual sobe para 61% e, em carnes, para 74%. “Os consumidores, quando têm preferência por uma marca, dificilmente a substituem. Menos de 30% das pessoas costuma realizar a troca, mesmo em um momento de crise”, afirma Maximiliano Bovaresco, sócio-diretor da Sonne.

De acordo com ele, o brasileiro prefere não arriscar justamente por estar com o bolso mais apertado. Para Bovaresco, em iogurtes, por exemplo, a qualidade justifica a fidelidade à marca de mais de 80% dos compradores de Danone e Nestlé.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM