Redução da quantidade de produtos comprados e menor número de itens são as principais estratégias dos consumidores para sobrar um dinheiro no fim do mês. Essa economia é destinada a pequenos luxos, dos quais o brasileiro não quer abrir mão. A conclusão é de uma pesquisa da consultoria dunhumby no Brasil, que ouviu 700 pessoas das classes A, B e C, entre os dias 25 e 28 de agosto.
Segundo o estudo, 30% dos consumidores deixaram de comprar salgadinhos, já que são considerados menos prioritários neste momento de crise. Mas o comportamento se altera conforme o tipo de produto. No segmento de limpeza, 38% das pessoas dizem ter migrado para marcas mais baratas. Em bebidas alcóolicas, contudo, prevalece a qualidade: 42% mantiveram o mesmo padrão de consumo de antes da crise.
“Os dois extremos – o dos produtos mais baratos e o dos mais caros – são os menos afetados. A faixa intermediária é que se dá pior”, avalia Adriano Araújo, diretor geral da consultoria. A pesquisa também identificou que 66% dos entrevistados passaram a vistiar mais supermercados em busca de preços melhores.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM