Dados da Kantar Worldpanel mostram que a fatia de domicílios de classe AB com empregada mensalista caiu de 4,8%, em junho de 2012, para 2,9%, em igual mês deste ano. Com o aumento de preço dos produtos e menos tempo para as pessoas limparem a casa, cresce a demanda por soluções práticas e eficientes de limpeza.

O Brasil já é o quarto maior mercado para produtos de limpeza no mundo, atrás de EUA, China e Japão. Entre 2009 e 2014, as vendas cresceram 17,3%, totalizando US$ 7,8 bilhões por ano, segundo a Euromonitor International. A previsão é de expansão de 16,6% até 2019. Nos últimos cinco anos, os produtos para limpeza da cozinha deram salto de 117,6% em vendas. Já os limpa-vasos, por exemplo, não aparecem no estudo 2009-2014 da Euromonitor. A estimativa para até 2019, contudo, é de alta de 35,2% nas vendas desse item.

Para a Unilever, a tendência das pessoas investirem em produtos de alta performance vai se acelerar. “Os consumidores estão assumindo a rotina de limpeza da casa e das roupas. Tem sido significativo o crescimento de produtos que entregam alta performance combinada com praticidade e conveniência”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing de cuidados com a casa da empresa.

Para a Reckitt Benckiser , o foco são os produtos práticos. “Focamos em produtos que façam com que as pessoas percam menos tempo no trabalho, façam a limpeza de forma rápida e prática, como Vanish OxiAction e o Harpic Cliq, gel adesivo para limpeza de vaso sanitário”, afirma Jiri Kulik, vice-presidente sênior para a América Latina e o Brasil da empresa.

Além disso, produtos de marca própria de redes varejistas ganham espaço na cesta de limpeza. No primeiro semestre, os 100 itens de maior venda da Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar, registraram avanço de 10% sobre janeiro a junho de 2014.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM