A venda de celulares no Brasil caiu 17% no 1º semestre, para 27,4 milhões de unidades, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Os números representam os aparelhos vendidos pelos fabricantes aos distribuidores e varejistas.
O desempenho no período foi impactado pelo encolhimento de 78% nas vendas de aparelhos convencionais, os ‘feature phones’, que ficou em 2 milhões de unidades. No mesmo período do ano passado, foram 9,3 milhões. No 2º trimestre, as vendas desse tipo de aparelho foram de apenas 800 mil unidades.
A maior parte da demanda tem sido atendida pela Positivo Informática. Com a chinesa Alcatel One Touch tendo deixado o mercado, a companhia brasileira viu suas vendas crescerem 422% para 313,3 mil unidades no 1º semestre.
Já nos smartphones, que apresentaram uma queda nas vendas de 13% no 2º trimestre, o desempenho para o semestre foi positivo. As vendas subiram 8% no período, para 25,4 milhões de unidades. Os aparelhos representaram 93% do total do mercado.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Celular, Brasil, Smartphone