A Linx, empresa líder em tecnologia de gestão para o varejo, lançará o Linx Self Checkout, estação de autoatendimento que agiliza compras de até 15 itens no varejo, no Latam Retail Show 2015, que acontece de 24 a 27 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. A novidade será apresentada durante o evento, em conjunto com a Videosoft, responsável pela fabricação da solução.

A solução foi desenvolvida para ser utilizada em supermercados/hipermercados, drogarias/perfumarias e home centers. “O Linx Self Checkout tem como principal objetivo melhorar a experiência de compra do consumidor, que contará com um sistema moderno e ágil na hora de fazer suas compras. Para o varejista, a vantagem é conseguir aumentar sua produtividade, com mais eficiência no atendimento ao consumidor e a redução de filas, além de privacidade e segurança na compra”, afirma Daniel Mayo, diretor comercial para grandes contas da Linx.

O Linx Self Checkout possui tela touch, leitor de código de barras bidimensional, leitor de cartões de débito e crédito, balança integrada para verificação do peso dos produtos e sacoleiro. O sistema também atende às legislações de todos os estados (PAF-ECF, NFC-e e SAT).

Por outro lado, para o varejista, o autoatendimento aumenta a produtividade de forma contínua, já que não sofre interferências externas, além de ser mais compacto que um PDV tradicional. “Há melhor aproveitamento de espaço e funcionalidade, e os recursos atuais da loja podem ser reorganizados, transformando os operadores de caixa em embaixadores da marca com os clientes”, afirma o diretor comercial.

Início do projeto

O projeto surgiu a partir de um desafio proposto pelo corpo diretivo da Linx, durante o NRF Big Show 2015. O intuito era viabilizar um tipo de solução de autoatendimento no Brasil, benéfica tanto para o consumidor quanto para o varejista, com custo acessível e alto retorno sobre o investimento. “Acreditamos que o investimento no self checkout da Linx se pague em 1 a 2 anos. Outras alternativas existentes dependem de importação e por isso são muito mais caras, além de não possuírem rede de distribuição e manutenção no Brasil. A solução já é uma tendência nos EUA e na Europa há algum tempo”, conclui Mayo.

Sobre a Linx

Em 2015 a Linx completa 30 anos como especialista em software de gestão (ERP e POS) para as mais diversas verticais do setor varejista no Brasil. Líder brasileira*, a companhia atingiu a posição oferecendo tecnologia inovadora e escalável e profundo conhecimento da cadeia de valor em cada segmento no qual está presente. A Linx se consolida no mercado e tem sua expansão sustentada por uma cultura que acolhe novos conhecimentos, identidades, experiências e valores. São mais de 2.500 colaboradores, distribuídos na matriz em São Paulo, 10 filiais em sete estados, além de unidades de relacionamento espalhadas pelo Brasil, atendendo uma base ampla e diversificada de mais de 36 mil varejistas. Com ações negociadas em bolsa desde fevereiro de 2013, para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a companhia oferece também soluções em nuvem, conectividade,além de outros serviços. Para mais informações, visite o site www.linx.com.br. *Fonte: IDC

varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Linx, Self Checkout