Aos poucos, a Nike vem inaugurando ao redor do globo novas lojas conceituais que trazem uma visão diretamente do futuro.

A nova loja aberta em Seatlle, por exemplo. Fora o design moderno, com instalações de arte criadas por Michael Jordan e pelos jogadores do Seahawks, há uma máquina que vem chamando a atenção e é o ponto alto entre todas as novidades.

O equipamento analisa toda a corrida da pessoa e determina qual o tipo de tênis ideal para ela na prática esportiva.

Ela é formada por uma esteira, sensores e câmeras. Com auxílio do atendente da loja, o cliente faz uma corrida de poucos minutos.

Nisso, tudo é analisado automaticamente: tipo de pisada e “ataque”, inclinação dos joelhos, pés e pernas durante a corrida, força e tipo de impacto nos pés direito e esquerdo.

Com os dados personalizados em mãos, o atendente pode indicar o tipo e modelo mais adequado de tênis para a pessoa.

O tênis, claro, não é gratuito. Mas a análise da máquina sim. E o cliente sai com o vídeo da sua performance.

O projeto foi batizado de “Nike + Running Analysis”.

 

 

os EUA, já existem desde 2014 lojas com essas máquinas em Nova York (três), Chicago, Minnessota, Arizona e Georgia, entre outras.

Também estão presentes na Coreia do Sul e no Japão.

Por lá, já existiam como “teste” há alguns anos com o nome de “Gait Analysis”. A Nike disse que “aperfeiçoou” esse sistema de testes para sua própria marca.

Uma repórter do site americano Business Insider, Susie Lemmer, visitou uma dessas lojas em Chicago e aprovou a experiência.

Já em Toronto, Christina Cheng aprovou o serviço e postou em seu blog: “O Nike+ Run Analysis me ajudou a entender meu corpo e meus padrões de corrida em um novo nível. Agora estou mais atenta e cuidadosa com meu jeito de correr e andar”.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Nike, Loja do Futuro