A Amazon, maior varejista on-line do planeta, está desenvolvendo uma loja drive thru, que será testada no Vale do Silício. De acordo com o Silicon Valley Business Journal, o conceito permitiria que os clientes comprassem on-line, agendassem um horário para retirada dos produtos e se deslocassem até um ponto físico onde as compras seriam colocadas em seus carros.
Segundo o jornal, a cidade de Sunnyvale receberá o projeto-piloto, que significará um novo passo na estratégia de distribuição da Amazon e uma nova ameaça ao setor supermercadista. Sunnyvale foi apontada pelo jornal como o local da loja depois que planos para um prédio de 1100 metros quadrados, com área de retirada de alimentos, deram entrada na prefeitura local, por meio de um desenvolvedor imobiliário local.
A Amazon se recusou a comentar os planos, que também não foram confirmados pelo desenvolvedor imobiliário (Oppidan Investment) nem pela prefeitura local. Para a Amazon, o conceito drive seria um passo importante na distribuição de produtos que já são entregues pelo serviço AmazonFresh em diversas áreas metropolitanas dos Estados Unidos. Uma loja drive thru vem sendo considerada pelo varejo como uma solução viável para o problema da última milha na distribuição via e-commerce, e adotada na Europa (especialmente na França) por diversos varejistas.
(Por NoVarejo – Escrito por Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM