No mês de julho, o fluxo de clientes nas lojas teve uma queda de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV 30), divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela Virtual Gate.

No ano, o declínio alcança 6,6% na comparação com o mesmo período de 2014. Em relação a junho, houve queda de 3,8% no fluxo de clientes nos pontos de venda. O resultado decepcionou. “Apesar da diminuição no ritmo de queda, esperávamos uma possível recuperação mais significativa, visto que em 2014 houve um tráfego muito pequeno nas lojas em função da Copa do Mundo”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC;

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, a sazonalidade de datas comerciais pode ajudar positivamente no cenário. “O Dia dos Pais poderá contribuir para uma melhora na média de 2015 que, tem sido decepcionante”, destaca. O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação. O cálculo foi realizado a partir da variação do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas).

(Por NoVarejo – Escrito por  Renato Muller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM