A instabilidade econômica vem afetando os hábitos dos consumidores. Na região do Grande Rio de Janeiro, as pessoas estão mais contidas em relação aos gastos, o que fez com que os cariocas reduzissem as idas ao ponto de venda em menos três vezes durante o primeiro trimestre para poder conseguir equilibrar as contas. De janeiro a março deste ano, foram 26,58 visitas em média, ante 29,83 no mesmo período de 2014. De acordo com o estudo Consumer Insight, da Kantar Worldpanel, todas as classes sociais foram impactadas.

A Classe C, no entanto, foi a que registrou maior queda em relação ao volume médio adquirido no período, com redução de 13% nas compras. Além disso, diminuiu em menos quatro vezes as idas ao mercado, passando de 30,53, no primeiro trimestre do ano passado, para 26,89 no mesmo período de 2015. A Classe A/B também diminuiu a quantidade de itens adquiridos em 9% e apresentou queda de duas vezes na frequência de compras – de 29,4 para 27,23.  Já a Classe D/E reduziu em menos quatro vezes as idas, mas, para equilibrar melhor o bolso, aumentou em 7% o volume médio por viagem.

Entre os canais de venda analisados, o supermercado independente se destaca na região do Grande Rio por registrar uma variação de volume médio consumido positivo, com crescimento de 21%. O atacarejo, porém obteve maior ticket médio, com R$ 64,19, registrando também um crescimento de 15% na variação do volume médio adquirido por ocasião de compras.

Em relação aos produtos adquiridos, todas as cestas registaram um baixo desempenho, mas a de bebidas foi a que apresentou maior redução na variação de volume, com 20%, e em valor, com 19%. A categoria de higiene e beleza vem logo em seguida, com queda de 10% na variação de volume. O volume médio por viagem ficou positivo, com 3%, porém a frequência teve redução de uma ida ao ponto de venda.

Os materiais de limpeza registraram variação positiva em relação ao volume médio, com 6%. O ticket médio teve aumento de 18% e redução de uma ida à loja. Já os alimentos tiveram queda de uma vez na frequência, mas ficou positiva em 6% na variação do ticket médio e 2% no volume médio por viagem.

Os itens que ficaram entre os cinco mais consumidos foram: cappuccino, alvejante sem cloro, molho para salada, cream cheese e água sanitária com alvejante com cloro. Dentre os itens menos consumidos, estão bronzeador/protetor, água mineral, cloro, produtos para barba e suco em polpa congelado.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM