As vendas online foram um dos poucos pontos positivos do varejo brasileiro em maio, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal sobre o comércio geral da MasterCard. O levantamento apontou que o e-commerce cresceu 7,4% sobre maio do ano passado.  Em contrapartida, as vendas totais do varejo (excluindo automóveis e materiais de construção) caíram 4,6% em relação ao ano passado. Já a média dos últimos três meses foi uma queda de 0,9%, percentual  abaixo do primeiro trimestre deste ano, que foi de -0,1%.

“Mesmo com o Dia das Mães, que é a segunda data comercial mais importante do Brasil, as vendas não conseguiram sair do seu atual ritmo de queda”, afirma  Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da MasterCard Advisors. Rao acrescentou que “a fraca confiança do consumidor, somada ao crescimento da taxa de desemprego, inflação alta e o aumento do comprometimento da renda das famílias apontam para um ambiente hostil para as vendas no Brasil. Sem uma melhora do ambiente econômico, será difícil a retomada nas vendas do varejo num futuro próximo”, analisa.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab