O setor de supermercados encerrou 2014 com um crescimento nominal de 8,4%. Descontando a inflação, o crescimento foi de 1,8%, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). O resultado, em termos reais, ficou abaixo do desempenho total do varejo brasileiro, de 2,2% (números do IBGE).
Os dados foram divulgados nesta manhã, na abertura da APAS 2015, principal evento do setor supermercadista brasileiro. De acordo com Rodrigo Mariano, gerente do departamento de economia da Apas, a projeção de crescimento do setor para 2015, inicialmente de 1,4%, já foi alterada: “devido ao cenário econômico atual revisamos esse número para 1%. Vamos mantê-lo até o início do segundo semestre e não temos como projetar nada além disso”, afirmou.
“Por se tratar de alimentos e bebidas e não ser dependente direto de crédito, o setor é o último a sofrer com uma eventual crise e o primeiro a sair dela”, completa Mariano.
(Por NoVarejo – Escrito por Mariane Rocigno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM