Após a recente e polêmica iniciativa do empresário Abilio Diniz, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Pão de Açúcar, de procurar diretamente o Carrefour para uma negociação de fusão, notícia publicada esta semana pelo jornal francês Le Monde revela que há um leque de possibilidades sobre o futuro do Carrefour no Brasil.

Segundo a matéria do Le Monde, há uma pressão forte de grandes acionistas do Carrefour para a venda das operações da rede varejista em mercados emergentes, como China e Brasil.

Com isso, outros eventuais interessados na compra já começam a pensar em suas apostas. A corretora Ativa vislumbra três possíveis compradores: a rede varejista Tesco, a alemã Metro e o Walmart. E o Pão de Açúcar? A empresa afasta a candidatura do grupo de Abilio Diniz, pela dificuldade de levantar capital no mercado.

De acordo com especialistas, as duas primeiras poderiam aproveitar a oportunidade para entrar com força no mercado brasileiro. Para a empresa norte-americana, a aquisição dos ativos da rival no País representaria a duplicação do faturamento e a formação de uma massa crítica que favoreceria as negociações com fornecedores, baixando os preços ao consumidor – e, assim, golpeando o Pão de Açúcar, líder do setor no Brasil.

(Por IG Último Segundo)