Foi realizado em São Paulo, no dia 26/2, na ESPM, o primeiro Workshop Retail Farma no Retail Lab. O evento teve como objetivo trazer para o segmento farmacêutico, em um formato inovador de discussão entre Varejo e Indústria, os principais desafios para o setor dentro de um ambiente neutro e acadêmico. O evento contou com executivos de grandes empresas do setor como Droga RaiaDrogasil, Pague Menos, Drogaria Carrefour, FarMarcas, Avert, Takeda, Biolab, Hypermarcas, Nestlé, Galderma, Boehringer Ingelheim, J&J, Ache, BIM Fragrâncias, Allis além de importantes consultores, empresas e associações do setor como ABIMIP, IMS Health e Febrafar.
Desenvolvido pela Enter SSP e Limay, sob a liderança do Professor Rogerio Lima e coordenação do Professor Ricardo Pastore, o evento iniciou com uma apresentação sobre as últimas tendências do varejo mundial, com importantes insights trazidos diretamente da NRF 2015 Big Show, maior feira de varejo mundial que ocorreu em janeiro de 2015 em Nova Iorque. Temas como “omni-channel”, “shoper-centric” e toda a revolução tecnológica e inovadora no setor varejista foram abordados, sempre trazendo reflexões sobre os impactos e aprendizados para o canal forma brasileiro. Após esta sessão, os participantes se dividiram em grupos de discussão, sempre formados com indústria e varejo, buscando desenvolver uma visão integrada dos principais desafios para o setor. Diversos assuntos foram abordados como a relação entre eles, o shopper no centro das estratégias comerciais, gestão compartilhada de categorias, o uso das tecnologias nos planos de negócio, os novos formatos e as novas formas de integrar lojas on-line e off-line.
Para o decorrer do ano, 9 novos encontros estão programados com temas diversos, onde o próximo será na segunda semana de abril. Os encontros buscarão gerar conhecimento integrado e melhorar a relação da cadeia para desenvolvimento de melhores práticas de negócio no setor farmacêutico, através de discussões abertas e diretas, gerando bons frutos para os participantes.