Às vésperas da entrada em vigor das novas regras para a distribuição de sacolinhas no varejo paulistano, que começam a valer nesta quinta-feira (5/2), indústria e varejo ainda pressionam a prefeitura para que postergue o prazo em que terão de se adequar.

Pela nova determinação, os estabelecimentos comerciais ficam proibidos de distribuir as tradicionais sacolinhas plásticas brancas. Para substituí-las, a prefeitura liberou a distribuição de um modelo de sacola verde padronizada, que poderá ser utilizada para descartar lixo seco (metal, papel e vidro), de modo que seja reconhecida pela coleta seletiva. Também fica permitida uma versão de sacola cinza, que pode ser reutilizada para outros tipos de resíduos.

Ambas deverão trazer impressas as informações sobre descarte consciente e serão feitas de material de fontes renováveis, de custo mais elevado para o varejo.

Os novos modelos de sacolinhas já estão disponíveis em algumas redes supermercadistas, mas o setor estima que nesta quinta nem todos os pontos de venda da cidade terão os novos modelos. Além disso, alguns varejistas interpretam que a norma não os obriga a doar as novas sacolas aos clientes. Ou seja, o varejo vai retirar as antigas sacolas brancas para não ser multado, mas não se sente obrigado a oferecer as novas embalagens permitidas.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM