O Brasil tem, aproximadamente, 22 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa 11% da população adulta, segundo dados do IBGE. O avanço da medicina e a melhoria da qualidade de vida fizeram com que a expectativa de vida do brasileiro chegasse aos 71,57 anos em 2014. Assim, a tendência para os próximos anos é o surgimento de novos produtos e serviços que atendam essa geração de consumidores. Para o varejo, as oportunidades de negócios para a terceira idade são variadas e vão desde viagens até inclusão digital.

A oferta de produtos e serviços na área de tecnologia deve ser um grande diferencial. Exemplo disso são celulares com dígitos maiores, porta-remédios que avisam a hora de tomá-los, fechaduras abertas a partir de impressão digital, carros com mostradores maiores, entre outros.

Na área de lazer, a oferta de pacotes turísticos é uma boa opção, principalmente, na baixa temporada, já que a maioria prefere tranquilidade a lugares agitados. O aumento da oferta de cursos livres, técnicos e em faculdades, e o destaque no segmento de ensino, que atende um público que percebeu a necessidade de estar atualizado.

Na área da saúde, já existem academias que oferecem pacotes exclusivos para a terceira idade. Além de farmácias e convênios médicos que oferecem vantagens para os aposentados, como cartões com descontos.

A tendência é de que cada vez mais apareçam novidades e incremento em produtos e serviços oferecidos para a população com mais de 60 anos, que deseja aproveitar da melhor forma possível os benefícios da aposentadoria.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM