O novo secretário municipal de educação da capital paulista, Gabriel Chalita (PMDB), divulgou que existe o interesse de implantar creches em estacionamentos de lojas da rede Carrefour.
A iniciativa, de acordo com Chalita, partiu da primeira-dama, Ana Estela Haddad, que está negociando com a multinacional francesa. De acordo com a secretaria de educação, o Carrefour deve indicar cinco lojas para a prefeitura analisar a região de acordo com a demanda de alunos.
Pela parceria, a rede varejista cederia e construiria as unidades para, depois, repassar à prefeitura, que ficará responsável pela administração. Segundo a secretaria, os estudos ainda estão em fase inicial e pelo menos uma dessas unidades já estaria mais próxima de ser viabilizada – a filial do Carrefour na avenida Giovanni Gronchi.
A pasta de educação ressalta ainda que as creches serão públicas e não voltadas, necessariamente, para os filhos dos funcionários do supermercado. A iniciativa, de acordo com a secretaria, poderá ser estendida a outras empresas que se interessem por esse tipo de projeto. O secretário Chalita cita como exemplo o GPA, a Fiesp e Sesc.
A princípio, ambas as partes afirmam que a iniciativa trata-se de uma parceria social sem contrapartidas.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM