C. Wonder, rede de lojas criada pelo bilionário Christopher Burch em 2011, está fechando todas as suas lojas. A empresa não encontrou espaço para roupas femininas, itens de decoração e presentes, além da alta concorrência. Chris Burch é ex-marido de Tory Burch, estilista renomada e dona de sua própria marca.

Em novembro, uma reportagem do Buzzfeed afirmou que a rede de roupas femininas, artigos para casa e presentes pretendia fechar a maioria de suas lojas, 20 de 32, em uma reestruturação para ser uma marca de atacado.

Fontes disseram ao Buzzfeed que a equipe de funcionários também diminuiu, passando de 120 para 75 no último ano. Pelo menos três executivos deixaram a empresa desde setembro.

A empresa negou o boato. Ao site WWD, um porta-voz disse “nesse momento, estamos racionalizando nossa frota de lojas e focaremos em nossas lojas mais lucrativas”.

Porém, a informação estava correta. Ontem, no dia 5 de janeiro, os funcionários restantes da rede foram informados de seu fechamento iminente, segundo o Buzzfeed.

“Devido à natureza altamente competitivo do mercado de varejo, C. Wonder vai fechar todas as suas lojas remanescentes”, disse a porta-voz Daniela Maron à Forbes.

Em 2013, tudo levava a crer que o negócio iria deslanchar. Chris vendeu 10% da C. Wonder para a Fidelity por US$35 milhões. Isso elevou o valor da empresa a US$350 milhões, apesar de ter, na época, menos de 10 lojas permanentes.

Chris Burch era alvo de um processo de sua ex-esposa – o casal desmanchou em 2006. A marca de Tory Burch, com uma década, valia US$3,5 bilhões. Ela afirmou que a marca de Chris era muito similar à sua, Tory Burch LLC, mas com preços inferiores.

Segundo o The New York Times, “o casamento Burch pode ter acabado. Mas os ex-cônjuges dividem uma estética e aparentemente estratégia corporativa para vender símbolos da classe alta para as massas”.

Para tornar a similaridade ainda pior, Chris Burch ainda detém 28,3% do império fashion de sua ex-esposa, Tory Burch LLC. Investidor, Chris tem um fundo de venture capital chamado Burch Creative Capital. Segundo a Forbes, sua fortuna soma US$1,3 bilhões.

Ele se tornou bilionário depois de um crescimento repentino no mercado de moda. Assim, suas ações na Tony Burch LLC se valorizaram.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM