É o que aponta o Balanço de Vendas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A pesquisa revela que o movimento das vendas à vista e a prazo no varejo da maior cidade do País cresceram 1,7% entre janeiro e dezembro, ficando abaixo da expectativa da entidade para 2014.

“Esse quadro é reflexo da alta taxa de juros para combater a inflação, a queda da confiança, a desaceleração do crédito e também da massa salarial”, observa Rogério Amato, presidente da ACSP, e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP).

Vendas a prazo

O mês de dezembro de 2014 contou com dois dias a mais em relação a novembro. Com o impacto do 13º salário apresentou alta sazonal de 21,5%. Na comparação anual (dezembro/2014 ante Dezembro /2013) registrou queda de 1% nas vendas a prazo, impactadas pela alta da taxa de juros e pela baixa confiança do consumidor.

No acumulado de 2014 sobre 2013, a alta do movimento das vendas a prazo foi de 1,3%, mostrando que houve uma desaceleração com relação a 2013 sobre 2012, que apresentou 1,6% de aumento.

Vendas à vista

Medidas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques), as vendas à vista apresentaram alta sazonal de 51,4% em dezembro de 2014 (ante novembro), refletindo o recebimento do 13º salário.

O índice registrou também a alta anual de 2,3% das vendas à vista (dezembro 2013 ante dezembro 2014).

No acumulado do ano (de janeiro a dezembro de 2014) o crescimento do movimento de vendas ficou em 2%.

Vale ressaltar que no ano de 2013 sobre 2012 a alta havia sido de apenas 0,9% em virtude das manifestações que paralisaram vários corredores importantes da capital paulista, prejudicando o comparativo anual.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM