O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo), indicador lançado hoje (2/12) pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), que mede o fluxo de consumidores em lojas de todo o Brasil, apontou crescimento de 9,5% em novembro, em relação a outubro.
No índice acumulado até novembro, sobre o mesmo período do ano passado, a alta na movimentação de consumidores é de 1,2%.
O desempenho de novembro foi influenciado pela Black Friday, que já se configura como data sazonal para o varejo. Mas, mesmo em outubro, houve alta de 7,2% em relação a setembro, segundo o ICV 30.
O novo indicador, criado em parceria com a Virtual Gate – que monitora 1500 pontos de venda em todos os Estados do Brasil com exceção do Acre – foi lançado para antecipar os números da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, que é divulgada com 50 dias de diferença em relação ao mês de referência.
O varejo alimentar tem pouca representatividade no índice, devido à dificuldade de se medir o fluxo de pessoas nessas lojas. A idéia é que a base cresça no futuro, segundo Heloisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate. A empresa faz o monitoramento por meio de câmeras instaladas nas entradas das lojas.
“As altas de outubro e novembro mostram, no mínimo, que os consumidores estão voltando às lojas e mais afim de comprar ” afirmou Eduardo Terra, presidente da SBVC.”Fundamentos para que haja consumo nós temos, renda, emprego. O que falta é a confiança”, diz Terra. Falta também, segundo ele, um comportamento mais confiante dos bancos e demais instituições de crédito na concessão aos consumidores.
A expectativa da SBVC é que o varejo ampliado feche o ano entre uma queda nas vendas de 1,5% e uma alta no mesmo percentual, a depender do desempenho de dezembro. Ainda não se sabe em que proporção a Black Friday antecipou as compras de Natal, segundo Terra, por isso a previsão inexata.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM