De acordo com o Mapeamento de Franquias em Shoppings Centers 2014, do total de lojas em shopping centers no Brasil, 34,5% são franquias. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e um dos objetivos do estudo era analisar a representatividade das franquias dentre as lojas presentes nos shopping centers brasileiros.

Ao todo, foram mapeadas 55.473 lojas nos shoppings e 18.435 redes/marcas. Apenas 5,3% das redes em shoppings são franquias, o que equivale a 1 mil marcas.

No caso da representatividade das franquias nos shoppings, o setor de alimentação se destaca, pois 57,1% das lojas são franquias. Do total de lojas de serviços nos shoppings, 43,5% são franquias e 42,1% dos pontos de venda de mercados e empórios pertencem a marcas de franquia.

As franquias de brinquedos tem penetração de 40,3% nos shoppings e as de calçados e acessórios representam 37% das lojas.

Ainda de acordo com o estudo, apesar de a região Sudeste ter mais lojas, a região Norte tem a maior proporção de lojas franqueadas, com 38%. Seguida das regiões Sudeste, com 36%, Centro Oeste, com 34%, Nordeste, com 32%, e Sul com 30%.

As 15 cidades mais representativas para o mercado de franchising em shoppings são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) Campinas (SP), Manaus (AM), Sorocaba (SP), Recife (PE), Santo André (SP) e Natal (RN).

A pesquisa teve como base o cruzamento de dados de 503 shoppings filiados à Abrasce com informações das 2.703 marcas de franquias associadas à ABF.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM