É o que aponta o índice da Associação Comercial de São Paulo. Em outubro, a confiança do consumidor brasileiro marcou 148 pontos no indicador, seis a mais do que o verificado em setembro. É o nível mais alto de confiança desde junho de 2013, quando o índice despencou para 141 pontos.

A medição da ACSP varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. Apesar da boa marca atual, o índice ainda não voltou ao patamar que possuía em 2012, por exemplo, quando marcava 166 pontos.

“Esse aumento da confiança se deve ao início das chuvas em regiões do interior do Brasil e à definição do cenário eleitoral”, avalia Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Ele ressalta, no entanto, que esse crescimento está concentrado na classe C e nas regiões Nordeste e Sudeste, e não no país como um todo.

A parcela dos consumidores que considera sua situação financeira atual boa subiu de 45%, em setembro, para 48% em outubro. Já a taxa dos que preveem uma boa situação futura manteve-se estável em 50%. Em outubro de 2012, esses percentuais eram de 50% e 58%, respectivamente.

Apesar de ter se mantido estável entre setembro e outubro, o Sul tem a melhor marca no nível de confiança dos consumidores, com 166 pontos. Já o Nordeste teve uma das maiores altas mensais, mas ainda possui o menor índice, de 138 pontos.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM