A varejista de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo – que compreende as lojas das Casas Bahia e do Ponto Frio – teve lucro líquido de R$ 216 milhões no terceiro trimestre, alta de 17,4% na comparação anual.
O Grupo Pão de Açúcar, controlador da companhia, já havia informado no início de outubro que a receita líquida da Via Varejo subiu apenas 0,7% no período, a R$ 5,3 bilhões, pressionada por um julho fraco em função da Copa do Mundo e pela desaceleração do consumo nas semanas subsquentes ao torneio.
As vendas em mesmas lojas da Via Varejo ficaram praticamente estáveis sobre um ano antes, com aumento de 0,2%. No acumulado do ano, o lucro subiu 43,5%, a R$ 582 milhões.
Segundo a Via Varejo, o crescimento “reflete o impacto da implementação de uma série de iniciativas que compõem o programa de redução de custos e despesas da companhia, que tem gerado melhorias de eficiência nas operações logísticas e em lojas, além da racionalização dos custos corporativos”.
Nominalmente, as despesas aumentaram 2,3% no trimestre, mas recuaram 0,4% no acumulado do ano. No período de julho a setembro, o resultado financeiro ficou negativo em R$ 147 milhões, ante negativo em R$ 144 milhões um ano antes. As receitas financeiras subiram 60,9%, a R$ 99 milhões.
No terceiro trimestre, a Via Varejo inaugurou 15 lojas, sendo 11 Casas Bahia e quatro Ponto Frio. Por região, foram abertas uma loja no Sul, nove no Sudeste, duas no Nordeste e três no Centro-Oeste.
(Por Eletrolar.com) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM