O varejo cresceu 3,4% no mês de setembro, com relação ao mesmo mês de 2013, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), deflacionado pelo IPCA. O índice foi impactado positivamente pelo calendário, que contou com uma terça-feira a mais e um domingo a menos no mês. Historicamente, as terças-feiras costumam apresentar um volume de vendas 20% maior que o de um domingo. Descontando esse efeito para o mês de setembro, o ICVA deflacionado teria crescido 2,9%

O setor de Alimentação impactou positivamente o crescimento em agosto, mas não o desempenho não se manteve, com desaceleração em setembro. Por outro lado, os setores de Materiais de Construção e Lojas de Departamento apresentaram aceleração. O mercado Farma foi o que mais cresceu no mês, apresentando bom desempenho tanto em receita nominal quanto em receita deflacionada.

A pesquisa levou em consideração também o crescimento do varejo por região. O Norte e o Centro-Oeste lideraram o ranking de desempenho de vendas do varejo em setembro, com alta de 6,6% e 5,8% pelo ICVA deflacionado, respectivamente. O Sul e o Nordeste apresentaram um volume de crescimento menor, com 4,2% e 3,9% pelo ICVA deflacionado, mas ainda acima da média nacional. A região Sudeste, apareceu em último lugar no mês, com alta de 2,6%.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, EPSM