O comércio voltou a crescer em setembro, depois de ter recuado 0,4% no mês anterior, segundo pesquisa da Serasa Experian. O aumento no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país foi de 0,9%.

Frente ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 5,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a setembro de 2014, alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a pesquisa, a alta de setembro foi influenciada pelo crescimento no ramo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e das lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

Na contramão, registraram queda os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas; combustíveis e lubrificantes; veículos, motos e peças; e lojas de material de construção.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, “medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo governo no final de agosto e o período sazonalmente mais benigno em termos de inflação estão entre os fatores que impulsionaram o movimento dos consumidores nas lojas em setembro deste ano”.

(Por G1) varejo, núcleo de estudos e negocios do varejo, retail lab, ESPM