A Nova Pontocom, uma das maiores varejistas online do país, fechou o terceiro trimestre do ano com um aumento de 36,5% em suas vendas totais, para 1,63 bilhão de euros. Com isso, a empresa respondeu por 74,3% do faturamento da holding CNOVA, que também envolve a divisão europeia de varejo online do grupo Casino, a CDiscount. Na Europa, o crescimento da holding foi de 23,5%, para 560,9 milhões de euros.
De acordo com as informações divulgadas ontem à noite pela empresa, em todo o mundo a CNOVA conta com 12,9 milhões de clientes ativos, uma expansão de 27,6% em um ano. O número de pedidos feitos nos sites do grupo cresceu 39% na comparação anual, para 7,8 milhões.
No mercado brasileiro, o crescimento se deu em grande parte devido à entrada em operação do marketplace da empresa, que comercializa produtos de terceiros. A participação do marketplace em relação ao faturamento total da Nova Pontocom subiu de 1,94% para 11,86% nos últimos 12 meses, enquanto na Europa essa evolução foi de 12,5% das vendas para 20,5%. Outro destaque foi o crescimento das vendas via smartphone / tablet, que no Brasil responderam por 9,8% das vendas, contra 3,95% um ano atrás. Na Europa a evolução foi ainda maior: de 12,2% para 19,3% do faturamento.
(Por No Varejo – Escrito por Renato Müller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM