A BRF confirmou na noite da quarta-feira 3, por meio de fato relevante, um acordo para a venda de sua operação de lácteos para a Parmalat – empresa italiana que hoje pertence ao grupo francês Lactalis.A negociação de R$ 1,8 bilhão inclui onze plantas da companhia brasileira e os correspondentes ativos e marcas dedicados ao segmento – com destaque para Batavo e Elegê.

A divisão de lácteos conferiu à BRF uma receita líquida de R$ 2,6 bilhões em 2013. No entanto, as vantagens competitivas de Danone e Nestlé na disputa pela liderança do mercado tornavam o segmento pouco atraente para a companhia, conforme revelou o presidente da empresa, Claudio Galeazzi, em entrevista concedida em maio ao Meio & Mensagem.

“Lácteos não é core, não é o foco da nossa empresa, até distrai um pouco a nossa atenção. Ou seja, talvez a operação não tenha, inclusive, a atenção que deveria ter, em que pese representar R$ 2 bilhões em vendas aqui no Brasil”, afirmou Galeazzi.

“A distância de nós para a Danone e a Nestlé, naquilo que agrega valor ou vendas, é tão grande que podemos dobrar o investimento em publicidade e nas marcas que não vai afetar o ranking. É uma situação muito diferente do que acontece com Sadia, em que temos 55% de market share, em média, nos produtos de proteína (carnes)”, concluiu o presidente da BRF, que deixará o cargo no final do ano.

(Por Meio&Mensagem) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM