Lojas e supermercados devem pautar sua atuação pelo relacionamento com o cliente para aproveitar a maior frequência deles nas lojas.

Essa é a opinião do professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing Ricardo Pastore.

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9/5), durante feira da Associação Paulista de Supermercados, aponta que o número de vezes que o cliente vai às compras anualmente subiu de 106 para 123.

Nesse cenário, degustações, demonstrações de novos produtos e cartão com a bandeira da loja são algumas ações que o pequeno varejista pode adotar para que o cliente volte mais vezes ao local.

Promoções podem entrar na estratégia, mas devem ser customizadas, seguindo o perfil de cada consumidor, aleta Pastore. “Os clientes não se mobilizam tanto em busca do menor preço”, assinala.

O empresário também precisa cuidar do atendimento – inclusive nos bairros populares, onde a população tem baixa renda. Nesses locais, destaca o professor, a confiança do consumidor na empresa é fundamental para o sucesso.

Outra medida a ser adotada – principalmente para enfrentar a concorrência crescente das grandes redes – é a operação em rede, em que diversos lojistas se associam em centrais de negócios para aumentar o poder de negociação com os fornecedores.

Por (Folha)

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