É o que aponta o Balanço de Vendas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), em comparação ao mesmo período de julho na capital paulista. As vendas são medidas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques).

De acordo com a ACSP, a forte alta foi puxada pelos presentes para o Dia dos Pais, como roupas e produtos de perfumaria, além de artigos da moda diante das quedas de temperaturas durante esses 15 dias. O resultado também é explicado pela base fraca de comparação, já que em julho o varejo foi prejudicado pela Copa do Mundo, que reduziu os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Já em relação à primeira quinzena de agosto do ano passado, as vendas à vista aumentaram 2,2%. “Esse crescimento de 2,2% em relação a 2013 mostra que o desempenho das vendas de menor valor voltou ao normal, ao ritmo de 2014. Tanto é que no acumulado janeiro-julho o aumento foi de 2%. Porém, os dados não podem ser projetados para todo o mês de agosto, já que esse balanço é uma fotografia do momento”, diz Rogério Amato, que é presidente da ACSP.

Vendas a crédito

Na 1ª quinzena de agosto, as vendas a crédito aumentaram 6,7% em comparação com o mesmo período de julho. Elas foram impulsionadas pelas liquidações de bens duráveis (como geladeiras e fogões) e pela base fraca de comparação, já que o mês de julho foi afetado pela Copa.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM