Os consumidores ficaram mais inclinados a ir às compras na passagem de julho para agosto. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 0,2% no período, para 120,8 pontos.

No entanto, houve queda de 2,1% em relação ao patamar de agosto de 2013, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta segunda-feira, 18.

A CNC avalia que houve estabilidade do índice nos últimos dois meses, após a sequência de quedas registradas de janeiro a junho. Mas a intenção de compras a prazo permaneceu em declínio, devido ao elevado custo do crédito e ao alto nível de endividamento das famílias, apontou a CNC.

A avaliação sobre o acesso ao crédito caiu 2,8% em agosto ante julho, menor nível da série histórica, e recuou 3,9% ante agosto de 2013.

O que melhorou em agosto foi a percepção sobre o mercado de trabalho. O item Emprego atual registrou melhora de 0,5% em relação a julho, porém, houve queda de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A avaliação sobre a Perspectiva profissional cresceu 0,8% em relação a julho, mas caiu 3,2% em relação a agosto de 2013.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM