Agora sob a direção do CEO Doug McMillon, o Walmart está mudando o foco para lojas menores e vendas online na expectativa de atrair mais clientes com serviços mais rápidos e eficientes. O movimento marca uma mudança na estratégia de décadas nos Estados Unidos, baseada na construção de lojas maiores e redução de preços.
Neste ano, a varejista pretende abrir cerca de 300 lojas menores, mais que o dobro do número de hipermercados.

De acordo com analistas, a diferença de preço do Walmart para concorrentes como a Target e a Kroger caiu de cerca de 20% para 5% nos últimos anos, diminuindo a vantagem dos hipermercados sobre as lojas mais convenientes para o consumidor que procura itens básicos como cereais e leite.

Reportagem publicada no The Wall Street Journal mostra como o novo CEO está tentando reinventar a maior varejista do mundo. Outra estratégia para atrair os clientes com mais regularidade e superar seis trimestres seguidos de queda no tráfego das lojas é impulsionar as vendas de bebidas alcoólicas.

O Walmart pretende dobrar suas vendas de álcool até 2016, adicionando mais corredores de cerveja, vinhos e destilados e trazendo as bebidas para a parte da frente das lojas.

Segundo funcionários do Walmart, a rede também estuda construir lojas exclusivas de bebidas em Estados como a Flórida, que proíbem a venda de bebidas alcoólicas dentro de supermercados.

(Por Valor Econômico)