O movimento do comércio registrou aumento de 7,8% em abril sobre o mesmo período de 2013, de acordo com a Boa Vista SCPC. No primeiro quadrimestre, o aumento é de 7,2% sobre o período de janeiro a abril do ano passado. Na comparação com março, contudo, houve queda de 1,3%. Em 12 meses acumulados em abril, o crescimento foi de 3,7%.

Para a Boa Vista, o comparativo mensal e acumulado com o ano passado corrobora o resultado do primeiro trimestre, que sugeriu um crescimento mais intenso do que o esperado. No primeiro trimestre, o movimento do varejo teve alta de 7% e, em 12 meses, a alta era de 3%. Os dados de abril mostram, portanto, avanço sobre esses números.

No quadrimestre, o melhor desempenho ficou com móveis e eletrodomésticos, segmento em que o movimento aumentou 11,7% sobre o mesmo período do ano passado. Em seguida veio combustíveis e lubrificantes, com alta de 8,9%, tecidos, vestuário e calçados (5,5%) e supermercados, alimentos e bebidas (2,9%).

Mas na comparação com março, móveis e eletrodomésticos lideram a queda, com 3,7%, seguida pelos supermercados, com queda de 0,7%. Tecidos, vestuário e calçados tiveram aumento de 2,6% e combustíveis e lubrificantes, alta de 0,8%.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM