Posicionada no mercado como “uma drogaria de luxo”, a Drogaria Iguatemi anunciou nesta terça-feira 20 que está virando Grupo Iguatemi. Estão se juntando à empresa original uma nova bandeira de drogarias, a Discover, e uma operação de e-commerce.
A primeira unidade da Discover será inaugurada dia 30 no Village Mall, no Rio de Janeiro, e uma segunda loja será aberta em São Paulo em 2015, com investimento de R$ 1,5 milhão em cada unidade. Já o e-commerce, que atenderá todo o Brasil, deve entrar no ar no mês de julho.
Leonardo Diniz Jorge, diretor de marketing e expansão do Grupo DI, ressaltou que há cinco anos a Drogaria Iguatemi passou por um processo de rebranding coordenado pela Bloom Consulting, que a consolidou como uma boutique de bem estar. Enquanto uma farmácia hoje vende, segundo dados da consultoria IMS Health, 67% de medicamentos e 33% de não medicamentos, sendo 23% de cuidados pessoais, na Iguatemi, a proporção do chamado personal care chega a 65%.
Os produtos também são de alto valor agregado: 20% deles respondem por 71% dos resultados de vendas.
Novo público
Na sua essência, a Discover deverá seguir o mesmo DNA da Drogaria Iguatemi, caracterizada por ter foco no público feminino, privilegiar produtos para beleza, bem estar e estilo de vida, e ter novidades em alta frequência nas gôndolas. Hoje, são colocados à venda 500 novos produtos por mês, isso após passar por um processo de “curadoria”, para que entrem no portfolio apenas aqueles adequados à proposta da marca. A diretora comercial Karina Diniz acompanha de perto esse processo.
Entre as marcas presentes no portfolio da Iguatemi estão Mesoestetic, Arteco, Color Club, Phil Smith, Essential Nutrition, Ecco Nutrition, Curaprox e Tangle Teezer. Já Philips e Bepantol Derma aproveitaram o próprio evento do Grupo DI para destacar, no primeiro caso, suas soluções de depilação feminina e no segundo o novo Regenerador Labial. A nova bandeira de farmácias também terá uma área reservada para produtos profissionais.
No entanto, ao contrário da Drogaria Iguatemi que tem como foco o público AAA, a Discover será um pouco mais acessível, atendendo as classes A e B. A inauguração no Rio de Janeiro é justificada pelo fato de que a nova bandeira, cujo slogan é “A drogaria do bem estar por inteiro”, tem bastante a ver com o estilo de vida mais saudável do carioca. Mas seu projeto de expansão, segue o mesmo mapa da Drogaria Iguatemi: São Paulo (não apenas a capital) e Curitiba.
A estratégia de marketing da Drogaria Iguatemi está calcada em uma revista própria (elaborada há 10 anos pela IMS Health), blog e relacionamento com as mídias que cobrem beleza e bem estar. “A partir de agora, teremos núcleos de marketing diferentes para as três operações, Drogaria Iguatemi, Discover e a de e-commerce”, afirmou Leonardo Diniz Jorge. Neste momento, a empresa faz uma concorrência para escolha de uma agência digital.
Com as novas iniciativas, o Grupo Iguatemi planeja crescer 80% nos próximos cinco anos, fazendo as marcas Drogaria Iguatemi e Discover atuarem de forma complementar.
(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM