A Coca-Cola é a marca mais escolhida pelo consumidor brasileiro no ponto de venda, segundo ranking Brand Footprint, da Kantar Worldpanel. A empresa ocupa a primeira posição no levantamento pelo segundo ano consecutivo. A Ypê e a Colgate também repetem as colocações obtidas na última pesquisa e aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugares da lista. Tang e Omo ficam com o quarto e quinto lugares. A marca de sucos em pó da Mondelez subiu uma posição neste ano, enquanto o sabão em pó desceu uma, em relação ao levantamento de 2012. Aparecem ainda entre as 10 primeiras posições do ranking nacional marcas como Antarctica, Qualy, Maggi e Soya.

Entre as marcas que compõem o top 5, o maior índice de penetração fica com a Coca-Cola, com 88,7% de presença nos lares. Em seguida, aparece a Colgate, com 88,4% de aceitação entre os consumidores. O Tang, por sua vez, obteve o maior crescimento em penetração em relação à edição de 2012. Na época, a marca fazia parte da cesta de compras de 67,9% dos entrevistados. Em 2013, esse índice chegou aos 71,9%.

Com relação à frequência de aquisição, a Coca-Cola ficou com a média de 14,3 compras ao ano pelo mesmo consumidor. Em seguida aparece a marca Maratá, com 12,8 recorrências anuais de compra. A empresa que distribui sucos de frutas em caixa aparece na 24ª posição do ranking. Em terceiro lugar, com índice de recompra de 10,5 vezes ao ano, aparece a marca de biscoitos Vitarella, que também ocupa o 11º lugar geral da lista.

O levantamento avalia 200 categorias de bens de consumo em 32 países com uma amostra de 800 milhões de domicílios. No Brasil, são levadas em conta 170 categorias dentro dos setores de bebidas, alimentos, higiene e beleza, saúde e limpeza. Nacionalmente, a amostra abrange 49 milhões de domicílios.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM