Três pesquisas de entidades que representam o varejo mostraram que as vendas relacionadas ao Dia das Mães foram mais fracas neste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A data é considerada a segunda mais importante para o setor, após o Natal. Entre os motivos, as entidades citam o aumento da inflação e do custo do crédito.

Dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram aumento de 2,7% no intervalo de 5 a 11 de maio de 2014 sobre 6 a 12 de maio de 2013. No mesmo período do ano passado, o crescimento tinha sido maior, de 4,5%.

Mais cedo, a Serasa Experian informou que as vendas realizadas na semana do Dia das Mães cresceram, no país, 2,9%, na comparação com a semana equivalente de 2013.

Na contramão dessas duas entidades, dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil mostraram queda nas vendas entre 4 a 10 de maio. Segundo essas duas  instituições, houve recuo de 3,55%, o resultado mais fraco dos últimos cinco anos. Em 2013, a data gerou aumento de 6,44% nas vendas.

Justificativas

A CNDL credita o resultado à baixa atividade econômica, juros altos e à alta dos preços, e diz que deve rever para baixo sua estimativa de crescimento do varejo neste ano, atualmente em 3%.

Já a Serasa creditou o crescimento menor nas vendas da data ao custo mais elevado do crédito, que influencia as vendas a prazo, e a aceleração da inflação, que reduz a renda real do consumidor.

Para a Boa Vista, a redução do ritmo do crescimento das vendas em 2014 segue a tendência do movimento do varejo no ano, que deve ter um crescimento inferior ao ano de 2013.

Os indicadores de vendas têm como base as consultas realizadas pelo varejo às bases de dados dessas entidades de proteção ao crédito.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM