O Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a Via Varejo anunciaram nesta terça-feira, 06, que estudam com o Grupo Casino a criação de uma plataforma que reunirá as atividades de e-commerce da Nova Pontocom no Brasil e do Cdiscount na França, Colômbia e Ásia.
Essa operação deverá resultar em uma das maiores companhias de comércio eletrônico do mundo, ao considerar a receita líquida em 2013 de US$ 4,1 bilhões das companhias.
A Cdiscount, controlada pelo Casino, é uma das líderes de comércio eletrônico na França, com volume de negócios da ordem de U$ 2,1 bilhões em 2013 (incluindo o marketplace). No primeiro trimestre deste ano, três novos sites sob a marca Cdiscount foram lançados na Colômbia, Tailândia e Vietnã. Na Colômbia, o grupo é sócio da Exito. Na Ásia, atua em parceria com o grupo Big C Tailândia e Big C Vietnã.
A Nova Pontocom obteve no ano passado volume de negócios da ordem de US$ 2 bilhões.
Em estudo, o projeto passará pela aprovação dos órgãos de governança das companhias envolvidas e foi submetido aos conselhos de administração da GPA e Via Varejo após ser discutido com o acionista controlador, o grupo francês Casino.
No projeto levado aos conselhos, está prevista a criação de uma única sociedade holding internacional, a NewCo, e considera a possível abertura de capital nos Estados Unidos, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da empresa e aumentar sua visibilidade.
Para analisar, discutir e emitir uma recomendação sobre o projeto, inclusive quanto à relação de troca de ações da qual resultará a divisão do capital social de Newco entre seus sócios fundadores, o conselho de administração da CBD, deliberou constituir Comitê Especial formado em sua maioria por conselheiros independentes, e composto pelos conselheiros Eleazar de Carvalho Filho, Luiz Aranha Corrêa do Lago e Maria Helena dos Santos Fernandes Santana. O mesmo foi deliberado pelo conselho de administração da Via Varejo. O comitê especial da ViaVarejo será composto pelos conselheiros Alberto Guth, Christophe Hidalgo e Renato Carvalho.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM